top of page

Como é feita a restauração de um quadro?

  • Foto do escritor: Elza Sarges
    Elza Sarges
  • 16 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de nov. de 2020


A química tem um papel importante na arte da conservação por promover materiais e técnicas fundamentais para a restauração de uma obra.


As obras de arte estão expostas o tempo todo, com isso, o quadro pode ser danificado de inúmeras formas. As luzes solares e fluorescentes, por exemplo, contêm luz ultravioleta, então se uma obra fica exposta a alguma dessas luzes a pintura acaba sendo danificada.


Como as obras antigas são as que mais sofrem danos com o tempo, foram elaborados procedimentos de restauração.


A princípio, é necessário fazer a análise do estado atual do quadro, verificando se não há rachaduras, enrugamentos, esfarelamento, escurecimento ou linhas de estrias (são linhas que percorrem o quadro, como um filete de água corre para baixo em uma janela ou vidraça).


Além disso, equipamentos portáteis podem ser utilizados para fazer uma análise física e química da obra. Alguns deles são:


  • Reflectografia de infravermelho: utilizada para visualizar os traços iniciais do artista que foram feitos antes de serem aplicadas as camadas de tinta.

  • Espectroscopia por fluorescência de raios X: através da radiação, é possível identificar elementos nos pigmentos originais, como chumbo, ferro, cádmio etc. Além de ser possível identificar as composições das tintas utilizadas em restauros anteriores.

  • Espectroscopia Raman: consiste na coleta de uma amostra de pigmento muito pequena da obra para ser analisada no microscópio, com isso o pigmento pode ser identificado de forma mais precisa.


Em seguida, começa a limpeza, então é necessário fazer a remoção do verniz presente no quadro, mas com cuidado para não remover a tinta. A remoção do verniz,z pode ser feita com um solvente ou raspando com um estilete.


Mas o que é o Verniz?


É um material líquido feito de resinas, óleos e solventes voláteis. Com isso, após aplicar o verniz na superfície e esperar ele secar, parte do solvente evapora e os componentes restantes se oxidam ou se polimerizam para formar um filme durável.


Qual a função do verniz após ser aplicado no quadro?


O verniz serve como uma camada protetora para a pintura, mantendo um acabamento uniforme que protege o quadro das impurezas. Além disso o verniz precisa ter coesão e elasticidade para aguentar mudanças de temperatura e condições atmosféricas, deve ser transparente, incolor e sem brilho, não pode apresentar manchas e deve ser de fácil remoção.


A restauração de uma pintura deve ser um processo reversível, por isso é utilizada tinta à base de água na hora de retocar o desenho.


A tinta à base de água tem pouco solvente orgânico em sua composição e tem como principal solvente a água.


A tinta à base de óleo é o contrário, tem bastante solvente orgânico na sua composição, pois geralmente elas são fabricadas com óleos vegetais, como o óleo de linhaça, por exemplo. Com isso, a tinta a óleo acaba endurecendo com o tempo, desfavorecendo as restaurações futuras, portanto ela deixou de ser utilizada nos restauros.


Para evitar que a obra fique ressecada com o tempo é necessário ter uma camada de hidratação. Silicone, água e até mesmo saliva são algumas das substâncias utilizadas para hidratar a obra.


Após isso, o verniz é aplicado, pois além de ser a última etapa do processo de restauração é ele que garante a conservação mais prolongada da obra, já que o verniz tem a função de proteção.

 

Referências


MELLO, Vinicius M.; SUAREZ, Paulo AZ. As formulações de tintas expressivas através da história. Revista virtual de química, v. 4, n. 1, p. 2-12, 2012.


VASCONCELOS, Yuri. Como um quadro é restaurado? Super Interessante. Publicado em 18 abr. 2011. Atualizado em 4 jul. 2018. Disponível em: < https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-um-quadro-e-restaurado/> Acesso em: 05 nov. 2020


Ciência e arte se aliam na restauração do quadro Independência ou Morte. Agência Fapesp. Publicado em 17 fev. 2020. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/ciencia-e-arte-se-aliam-na-restauracao-do-quadro-iindependencia-ou-morte-i/32557/ Acesso em: 06 Nov. 2020


Varnish. Encyclopædia Britannica. Publicado em 7 nov. 2016. Disponível em: < https://www.britannica.com/technology/varnish> Acesso em: 05 nov. 2020


COSTA, Thiago. Química e patrimônio cultural: materiais, conservação e reações de degradação. Disponível em:< https://static.fecam.net.br/uploads/1547/arquivos/1248166_Curso_2018_Estado_Xanxere.pdf> Acesso em: 06 nov. 2020


Diferenças entre Tintas à Base de Água e Tintas à Base de Óleo. Analytics Brasil. Publicado em 2 jul. 2019. Disponível em:< https://www.analyticsbrasil.com.br/blog/diferencas-entre-tintas-base-de-agua-e-tintas-base-de-oleo/ > Acesso em: 05 nov. 2020

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Branca Ícone Pinterest

©2020 por Espelho Quimico. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page