top of page

Os canudos plásticos são os vilões?

  • Foto do escritor: Elza Sarges
    Elza Sarges
  • 14 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de set. de 2020

Ao pedir uma bebida em um fast food, restaurante ou quando você compra um Milk Shake provavelmente vem com um canudo de plástico, sendo a opção mais fácil e higiênica.


Porém, para o meio ambiente pode ser um perigo, os canudinhos plásticos são cerca de 4% do lixo do mundo! Eles são feitos de plásticos não biodegradáveis, os chamados polipropileno (PP) e poliestireno (PS), e demoram até mil anos para se decompor!


Mas o que é Polipropileno (PP) e Poliestireno (PS)?


O PP e o PS são tipos de plásticos. E o plástico é composto por polímeros.

Polímero é uma junção de pequenas unidades de monômeros que são conectados pelas ligações covalentes. Fazendo uma analogia, o polímero seria um colar de pérolas e cada perola seria um monômero.

Polipropileno (PP): descoberto em 1954, o Polipropileno é um polímero termoplástico fácil de se trabalhar e de baixo custo.

Na indústria, o Polipropileno pode ser utilizado como componente de embalagens, sacolas e produtos descartáveis.

Poliestireno (PS): Em 1930, na Alemanha que o poliestireno foi fabricado pela primeira vez. O poliestireno é uma macromolécula formada a partir do monômero chamado estireno, que pode ser encontrado no petróleo, em plantas e frutos.


Por ter baixo custo o poliestireno é um polímero ideal para ser utilizado em produtos descartáveis. Em países desenvolvidos, cera de 60% das embalagens são feitas de PS.


Por que os canudos são ruins para o meio ambiente?

Centenas de anos de poluição no meio ambiente por causa de 4 minutos (tempo médio) de uso dos canudinhos plásticos. Além de, para produzir o canudo plástico é utilizado petróleo, uma fonte não renovável.


Nas praias os canudos plásticos também são um problema, porque quando estão na água eles ficam cada vez menores ao longo do tempo, ou seja, viram microplásticos. Por ter um tamanho pequeno, esses microplásticos podem ser encontrados na água potável, nos alimentos e até dentro dos animais marinhos. Dados mostram que cerca de 90% das espécies marinhas podem ter consumido produtos plásticos em algum momento.


E mesmo fazendo o descarte correto do canudo plástico, ao chegar nos aterros legalizados o canudo pode escapar com o vento, já que o material é leve. Com isso, ele pode ser levado pela chuva e chegar até rios e mares, impactando na fauna aquática.


Como substituir os canudos plásticos?


Os canudos descartáveis ainda estão presentes no dia a dia, mas algumas medidas estão sendo tomadas para diminuir o uso dos canudos plásticos. Um exemplo, é o uso de materiais alternativos, que acabam sendo mais práticos e sustentáveis.

 

Referências


MIRANDA, Dan. Et al. Boletim De Inovação E Sustentabilidade - Plásticos Biodegradáveis. Vol. 2. Pontifícia Universidade Católica De São Paulo: Programa De Pós-Graduação Em Administração e Programa De Pós-Graduação Em Economia Fea/Puc-SP. São Paulo, 2018.


Boletim De Inteligência. SEBRAE. Disponível em:< http://sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Para%20sua%20empresa/Publica%C3%A7%C3%B5es/2018_6_Plastico.pdf> Acesso em: 10 de set. de 2020.


DA SILVA RODRIGUES, Ana C. et al. Vias de reciclagem dos polímeros polipropileno (PP) e poliestireno (PS): Um estudo bibliográfico. Revista Iberoamericana de Polímeros, v. 18, n. 3, p. 145-160, 2017.

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Branca Ícone Pinterest

©2020 por Espelho Quimico. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page