Por que o gás Hélio muda a voz?
- Elza Sarges
- 18 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

O gás Hélio é popularmente conhecido por ser o gás que deixa a voz fina, mas você conhece as propriedades do Hélio? Como ele foi descoberto? Ou como que o Hélio altera nossa voz?
O que é o gás Hélio?
Hélio é o segundo elemento mais abundante no universo, depois do hidrogênio. Apesar de não ter oito elétrons na camada de valência, o Hélio é considerado um gás nobre. O gás não possui cor, cheiro ou gosto.
Hélio é encontrado na natureza em forma de gás. O elemento tem o símbolo He, o número atômico 2 e densidade igual a 0,1785 kg/m3. Sua configuração eletrônica é de 1s².

Como o gás Hélio foi descoberto?

E em 1895, o químico Sir William Ramsay encontrou o elemento Hélio na terra. Atualmente, a obtenção do gás Hélio é feita a partir do gás natural, pois em diferentes temperaturas e pressões é possível isolar o Hélio com 98,2% de pureza. E os lugares onde encontramos poços ricos em Hélio são: Texas, Rússia, Polônia, Argélia, China e Canadá.
O que acontece quando inalamos o gás Hélio?
O que define a nossa voz?
O ar do pulmão chega até as nossas pregas vocais e causa uma vibração nelas, essa vibração é responsável por emitir diversas frequências de onda. Cada frequência de onda emite um som, então, podemos dizer que o nosso timbre é formado por um conjunto de várias frequências de onda.

E o que define o som da nossa voz é a propagação do timbre nos tratos vocais que são preenchidos por gás, ou seja, essas frequências de onda percorrem o trato vocal (das cordas vocais até os lábios) e o trato nasal (úvula até as narinas) onde uma frequência de onda desse conjunto vai ser realçada de acordo com o gás presente, com isso, temos o som da nossa voz.
Qual a Influência do gás hélio na voz?
Quando inalamos o gás Hélio, estamos alterando o gás em que o som da nossa voz vai ser propagado, como o Hélio é menos denso que o ar a velocidade de propagação do som é vai ser mais rápida, sendo assim, a maior frequência de onda do nosso timbre será realçada, resultando no som mais agudo.

Referências
GUILHERME, Adri. Por que a nossa voz muda ao inalarmos Hélio? A Física na Escola, v. 18, n. 1, 2020. Disponível em: <http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol18-Num1/FnE-18-1-200205.pdf> Acesso em: 14 maio 2021
Chemistry of Helium (Z=2). Chemistry Libretexts. 21 ago 2020. Disponível em: <https://chem.libretexts.org/@go/page/585> Acesso em: 12 maio 2021
Helium - chemical elemento. Britannica. Disponível em: <https://www.britannica.com/science/helium-chemical-element> Acesso em: 12 maio 2021
コメント