Marie Curie: a pioneira da ciência e vencedora de dois Prêmios Nobel
- Elza Sarges
- 21 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Maria Sklodowska, mais conhecida como Marie Curie, nasceu na cidade de Varsóvia na Polônia no dia 7 de novembro de 1867. Marie e suas irmãs foram criadas pelo pai, após sua mãe falecer de tuberculose.
Além de se dedicar aos estudos, Marie aprendeu mais sobre ciência com o seu pai que era professor de matemática e física. E em 1891, ela se mudou para Paris para dar continuidade nos estudos e se formar em licenciatura de física e matemática.
Casamento com Pierre Curie
Em 1895, ela se casou com Pierre Curie, professor de física e chefe de laboratório na Universidade Francesa Sorbonne. Lá, Marie completou seu doutorado em 1903 e três anos depois, seu marido veio a falecer. Ainda abalada, Marie Curie assumiu o cargo do Pierre na Universidade, sendo a primeira mulher a ser professora de física.
Descoberta dos elementos Polônio e Rádio
No doutorado, Marie estudou os raios emitidos pelo urânio na mesma época em que Henri Becquerel havia descoberto que os raios emitidos pelo urânio tinham um comportamento estranho.
Posteriormente, os raios foram chamados de radiação, nome dado pela Marie Curie. E em 1903, Marie Curie, Pierre Curie e Henri Becquerel ganharam o Prêmio Nobel em física pelos estudos sobre radioatividade.
Com seus estudos, Marie percebeu que o Urânio puro era muito mais radioativo e que poderia ter outros elementos que emitissem esses raios. Então com o auxílio do Pierre, eles descobriram os elementos Rádio e Polônio, que recebeu esse nome em homenagem a terra natal de Marie Curie.

Depois da descoberta, Pierre direcionou seus estudos para as propriedades físicas dos elementos, enquanto Marie estudou métodos para isolar os elementos em sua forma pura. Três anos depois ela conseguiu isolar algumas gramas de Rádio, mas não conseguiu isolar o Polônio.
Primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel

Últimos anos de vida
Nos últimos 14 anos de vida, Marie teve complicações na sua saúde e em 4 de julho de 1934 faleceu. A causa da morte foi anemia aplástica, provavelmente causada pela longa exposição aos elementos radioativos.
Além disso, como ela estava exposta constantemente a radioatividade, cadernos de anotações, livros e objetos que ela usava com frequência são altamente radioativos, sendo necessário roupas especiais para poder ter acesso a esses materiais.
Referências
HELMENSTINE, Anne M. Marie Sklodowska Curie Biography. ThoughtCo, 26 ago. 2020. Disponível em: <https://www.thoughtco.com/marie-sklodowska-curie-biography-607781> Acesso em: 15 set. 2020.
MARIE CURIE – BIOGRAPHICAL. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2020. 15 Set. 2020. Disponível em: <https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1903/marie-curie/biographical/> Acesso em: 15 set. 2020
PASACHOFF, Naomi. Marie CurieFirst. Chemical & Engineering News (C&EN). Volume 89, Issue 26, 27 jun. 2011. Disponível em: <https://cen.acs.org/articles/89/i26/Marie-Curie.html?ref=search_results> Acesso em: 15 set. 2020.
Comments