Celular antes de dormir atrapalha o sono?
- Elza Sarges
- 24 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2020
Uma pesquisa feita pela National Sleep Foundation concluiu que 95% das pessoas entrevistadas usavam mídias eletrônicas como celular, tablet, vídeo game, televisão e computador antes de dormir.
Mas como tudo tem seu preço, esses dispositivos podem estar atrapalhando o seu sono, fazendo você demorar mais para dormir!!!
A luz do celular diminui o sono?
Um estudo de medicina feito pela US National Library concluiu que a luz impede a produção de melatonina, que é o hormônio produzido pelo cérebro que faz você sentir sono.
No estudo, alguns participantes usavam óculos laranja, para evitar enxergar a luz azul, enquanto outros não usavam e ficavam expostos a luz azul. Após irem para o quarto dormir, percebeu-se que aqueles que usavam os óculos que bloqueavam a luz azul dormiram cerca de uma hora antes do que os participantes que não usavam esses óculos.
Isso sugere que a luz azul emitida pelos celulares, computadores e tablets podem ser prejudiciais ao sono, impedindo você de adormecer mais rápido!
Como a luz azul diminui a produção de melatonina?
A quantidade de melatonina varia no corpo de acordo com o período do dia, pois ela geralmente é produzida na ausência da luz. Com isso, o processo começa pelo olho, porque nele temos a retina que detecta a luz e informa outra área do cérebro chamada de núcleo supraquiasmático (NSQ).
O núcleo supraquiasmático é responsável por controlar os hormônios e a temperatura do corpo, ao receber a informação ele a envia para a glândula pineal, que é a glândula produtora de melatonina.
Nesse caso, a melatonina não é produzida, por conta da informação que recebeu. Mas quando está escuro, o NSQ não repassa informação para a glândula pineal, então a glândula passa a produzir o hormônio. Com a produção da melatonina você sente sono, sem ela você pode ficar rolando de um lado para o outro na cama sem dormir.
E como a melatonina se forma no cérebro?
Outra coisa importante sobre a melatonina é a formação dela. Como mostrado na imagem, antes de chegar na melatonina temos várias reações biológicas e naturais no cérebro.
Tudo começa no triptofano que é um aminoácido que sofre uma reação de catalização, por conta do triptofano hidroxilase (catalizador da reação) o aminoácido se transforma em 5-hidroxitriptofano que, em seguida, se converte em serotonina com o auxílio do catalizador aminoácido aromático descarboxilase.
Com o auxílio da enzima serotonina N-acetiltransferase, ou chamada de SNAT, o hormônio da serotonina se transforma em N-Acetilserotonina. E com a ajuda da enzima hidroxiindol-O-metiltransferase obtemos a melatonina.
Após essa síntese a melatonina está preparada para realizar suas funções. Ou seja, coloca o pijama e pega o edredom que está na hora de dormir!
Mas mesmo pronto para dormir quando você apaga a luz pode ser que seu cérebro precise de mais tempo, porque para você adormecer o indicado é ficar de 30 minutos a 1 hora longe das telas.
Referência
NOTOMI, Eduardo Hideaki. Influência da luz azul sobre o sono. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Melatonin. Disponível em:< https://chem.ku.edu/sites/chem.ku.edu/files/docs/CHEM190/melatonin.pdf> Acesso em: 18 de ago. de 2020
HARPER, Kristin. The Science of Sleep. ACS chemistry for life. Janeiro de 2015.
Comentarios