Escala de pH
- Elza Sarges
- 13 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de ago. de 2020

O experimento de pH é bem fácil de fazer, você só precisa bater o repolho com água no liquidificador, coar e despejar a solução roxa nas substâncias que você verá a mágica acontecer, quer dizer, a química acontecer. A experiencia mostra a diferença de pH das substâncias que podem ser básicas, neutras ou ácidas. Quer saber mais? Confere no post a explicação sobre as teorias ácido-base e pH.
O que é ácido e base?
Para classificar as substâncias de acordo com suas propriedades, elas foram reunidas em dois grupos que possuem funções diferentes: os ácidos e as bases.

Mas para explicar o que é ácido e base quimicamente falando, temos três teorias de autores diferentes, a primeira e mais conhecida foi a de Arrehenius, em seguida Brönsted-Lowry e Lewis também contribuíram com seus estudos. Mas para entendermos melhor a escala de pH vamos focar apenas na teoria de Arrehnius:
Teoria de Arrehenius
Ácido: Substância que em água libera H+ como único cátion

Base: Substância que em água libera OH- como único ânion

O que é pH e escala de pH?

O pH é a concentração de íons de H+ em uma solução (lembra da teoria de Arrehenius?!). O potencial Hidrogeniônico tem uma escala de 0 até 14, onde determina a acidez (pH < 7), neutralidade (pH = 7) ou basicidade (pH > 7) das soluções com o auxílio de um indicador de pH.
Indicadores de pH: São substâncias que ao serem inseridas na solução fazem ela mudar de cor indicando o caráter ácido, neutro ou básico. No caso do experimento a solução de repolho é o indicador de pH.
Mas e o experimento?

Como vemos na imagem, na foto de cima temos as substâncias que facilmente encontramos em casa, já na foto de baixo as cores foram alteradas. Para acontecer essa mudança foi adicionado duas colheres de chá da solução de repolho roxo, que nesse caso, é o indicador de pH. Cada copinho tem uma solução e um pH diferente, os da esquerda são mais ácidos, os da direita mais básicos e o sabão em pó tem pH neutro.
Quero mais
No nosso cotidiano, duas aplicações interessantes da importância da teoria ácido-base e a medição de pH, é:
Estômago: O suco gástrico que está em nosso estomago tem característica ácida por causa do HCl. Quando estamos com azia significa que o nível de HCl (ácido) no suco gástrico aumentou, para diminuir a azia é necessário neutralizar o excesso de ácido, então tomamos comprimidos que possuem bases em sua formulação, pois eles são capazes de fazer essa neutralização, ou seja, reduzem o pH. Um exemplo, é o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), uma base que tem no medicamento conhecido como “leite de magnésia”, então após ingerir a sensação de azia diminui.
Solo: Nas plantações o pH do solo pode influenciar nas características ou desenvolvimento da planta, pois cada uma tem o seu pH ideal. A erva-mate e a mandioca, por exemplo, se desenvolvem melhor em solos com característica ácida. Já a hortênsia é uma flor que muda suas características de acordo com o solo, se ele for ácido a flor é azul, se for básico ela é rosa.
Referências
SOARES, José. Ácidos e bases: uma abordagem cotidiana. Pag. 13. Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas. Belo Horizonte. Dez. de 2010
Determinação do pH de Diversas Substâncias. Ciência viva. Disponível em:< http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2005/isel/ph.pdf>. Acesso em: 08 de jul. de 2020
FELTRE, Ricardo. Química, volume. 1, 6ª edição. São Paulo, Editora Moderna, 2004.
Importante frizar que a água sanitária pura tem pH entre 11,5 a 13,5, agora se ela for diluída, o pH baixa para valores entre 6,5 a 8,5! Esse valor da figura 1, está errado
http://cfq.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Review_a%CC%81gua_sanita%CC%81ria-versa%CC%83o-23_03_-2020-versa%CC%83o_3.pdf